segunda-feira, 3 de julho de 2017

Quem Sabe Um Dia - Lauren Graham (2013)

Literatura Norte-americana

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Record, 368 páginas.
Edição de 2016


Quem-Sabe-Um-Dia-V2-RB.jpg



Franny é uma jovem de 26 anos que sonha em ser atriz. Deixou Chicago para tentar a vida em Nova York, mas estipulou um prazo de três anos para que as coisas dessem certo, ou ela voltaria para sua cidade e desistiria do seu sonho.
O livro começa depois de 2 anos e meio que ela já está em Nova York sem ter conseguido nada até o momento. Ela vive em um apartamento com dois amigos e passa seus dias entre correr atrás do seu sonho e trabalhar como garçonete para poder se sustentar, mas, de toda forma, sua conta bancária está sempre apertada. Ela aposta todas as suas fichas na Apresentação, uma mostra dos alunos do curso de teatro na qual diversos agentes estarão presentes.
Franny é uma personagem muito engraçada e carismática, mas tem uma auto-estima muito baixa. Não se acha bonita o suficiente para aparecer na tv; quando faz testes e encontra as outras candidatas, sempre acha que elas têm mais chances por causa da beleza. Ela é bastante imatura no início, mas sempre aprende alguma coisa com as situações difíceis pelas quais ela passa no decorrer do livro.
Durante a leitura, dá para ter uma noção de como funciona esse mundo de cinema/tv e, como a autora é atriz, ela tem bastante experiência sobre o assunto.
O livro se passa em 1995, então a protagonista utiliza bastante de sua agenda, do fax e de sua secretária eletrônica; os personagens não têm celular e computadores não são tão comuns.
A leitura é bem tranquila, quando você percebe, o livro já terminou. Algumas situações que a atriz passa são bem engraçadas, outras trágicas. É tudo tão real que a gente acaba se identificando com a Franny. Os personagens secundários também são bem legais. Em algumas partes do livro eu imaginava que a protagonista estava fazendo coisas e falando coisas igual a Lorelai de Gilmore Girls, interpretada pela autora. Valeu a pena a leitura!

Sobre a autora:


lauren-graham.jpg

Lauren Helen Graham, nascida em 16 de março de 1967, é uma atriz norte-americana, conhecida pelo papel principal na série de televisão Gilmore Girls, interpretando Lorelai Gilmore. Atualmente, a atriz é uma das protagonistas do seriado Parenthood.
Além da sua vida como atriz, Lauren Graham começou a escrever livros, tendo já lançado dois: Quem Sabe Um Dia (2013) e Falando o Mais Rápido Que Posso (2016).

Realmente, espero que ela tenha sucesso como escritora.
Nota: 3,5/5

Laís Bechara

Nenhum comentário:

Postar um comentário