terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Os Miseráveis - Victor Hugo (1862)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Cosac & Naify, 1974 páginas.
Edição de 2012


41U-20YMjFL.jpg



Nesse clássico de Victor Hugo, iremos acompanhar toda a trajetória de Jean Valjean desde o momento em que ele foi liberado das galés, um tipo de prisão onde os condenados são submetidos a trabalhos forçados. Lá, Jean Valjean ficou por 19 anos por ter roubado pão para sua família que passava fome. Sua vida inteira será uma busca por redenção.
Durante os anos em que temos contato com esse personagem miserável que vai viver o resto da vida tentando se esconder desse passado que só traz tristeza para ele, vamos também conhecer outros personagens que também sofrem as consequências da vida política e social da época, dentre eles, Victor Hugo dá um destaque maior para Fantine, Cosette e Marius. Esses três personagens juntos com Jean Valjean dão nome a quatro dos cinco volumes do livro. O volume 4 se chama Idílio da Rua Plumet e a Epopeia da Rua Saint-Denis que conta sobre as insurreições em 1832; aqui lemos sobre os estudantes nas barricadas, na tentativa de derrubar o regime do rei Luís Filipe I.
Fantine é uma menina da classe trabalhadora que deixa sua cidade natal, Montreuil-sur-mer, para tentar uma vida melhor em Paris. Ela se envolve com um estudante chamado Tholomyès que a engravida e, depois, a abandona. Embora Fantine seja uma pessoa frágil, ela faz de tudo para alimentar a si mesma e a sua filha, Cosette. Porém, a miséria em que ela vivia, a leva à prostituição, pois nada podia faltar à Cosette, que ela tinha deixado sob os cuidados da família Thérnadier, donos de uma taverna e que sempre pediam mais e mais dinheiro para as “necessidades” da criança. Fantine representa o destino dos menos afortunados daquela época.
Cosette, após o destino infeliz da mãe, vive como filha adotiva de Jean Valjean. Ela passa a sua infância como empregada dos Thénardiers que, como podemos ver, estavam a maltratando, mas, apesar dessa terrível experiência, ela se mantém uma menina doce e boa. Sob os cuidados de Jean Valjean, Cosette se torna uma jovem bela e educada. Ela encontra felicidade plena ao conhecer o jovem Marius, por quem se apaixona perdidamente.
Marius é filho de Georges Pontmercy, um coronel do exército de Napoleão. Ele cresce na casa de seu avô, M. Gillenormand, um monarquista. Marius tem uma crise de identidade quando descobre o verdadeiro motivo da sua separação de seu pai, e esta crise faz com que ele procure conhecer a si mesmo, longe dos cuidados do avô e no meio de uma Paris enfurecida com o rumo da política e da sociedade. O jovem, no meio de tantas turbulências, encontra Cosette e passa a amá-la loucamente.
Outros personagens também são de suma importância para a obra, como Javert, o Bispo Bienvenu, Thérnadier, Gavroche, e Éponine.
Os Miseráveis é um grande trabalho humanitário que mostra compaixão e esperança face às injustiças e adversidades do mundo. É também um romance histórico, pois Victor Hugo faz várias digressões para contextualizar a obra, apresentando um pouco da França durante o século XIX. Ele narra a ascensão e a queda de Napoleão, a restauração e o declínio da monarquia dos Bourbon.


Victor Hugo começou a escrever Os Miseráveis vinte anos antes de sua publicação em 1862.


Esse livro é simplesmente incrível!!!!! É difícil colocar em palavras o que ele representa para mim. Vou me lembrar dele para sempre!! Foi um projeto de meses; comecei em fevereiro e terminei em dezembro, então os personagens viraram parte do meu dia-a-dia e, quando cheguei na última página, eu não aguentei, lágrimas rolaram. Foi dura a despedida! Só tenho uma coisa a dizer: Leiam esse livro!! O melhor que li em 2016 :D
Nota 5/5 💓

Laís Bechara

Nenhum comentário:

Postar um comentário