terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos (1968)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Melhoramentos, 172 páginas.


capa-da-primeira-edic3a7c3a3o-de-meu-pc3a9-de-laranja-lima-em-1968.jpg



Zezé é um menino de cinco anos, filho de uma família numerosa, pobre e trabalhadora, o que não é difícil de encontrar no Brasil mesmo hoje em dia. Dos seus irmãos, ele tem um carinho especial por Glória, que cuida dele quando necessário e o protege quando ele apronta, o que acontece com frequência, e Luís, o caçula da família.
Como o pai está desempregado e o aluguel da casa está atrasado, a família se vê obrigada a mudar para um lugar mais simples e menor. Nesta nova casa, Zezé vai conhecer seu amigo e maior confidente, um pezinho de laranja lima que ele passa a chamar de Minguinho e, quando quer mostrar carinho pela árvore, o chama de Xururuca.
Zezé também faz amizade com o Portuga, um senhor que lhe quer bem e que vê, apesar das traquinagens, que o menino vale ouro. Zezé tem o Portuga como um verdadeiro pai.
Essas amizades são preciosas para Zezé que vive uma vida miserável, sem nem mesmo poder ganhar um presente no natal. Ele apanha toda hora por causa das suas molecagens comuns para meninos que ainda estão aprendendo a viver. Todas essas tristezas da vida vão fazer com que Zezé amadureça muito rápido, perdendo seu mundo de faz de contas comum na infância muito cedo.
O Meu Pé de Laranja Lima foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países.

Esse livro é muito fofo! Zezé é encantador e me emocionei muitas vezes quando ele contava suas tristezas de menino pobre e que apanha o tempo todo. Ele é tão inteligente que, às vezes, eu me esquecia que ele só tinha cinco anos.
O Meu Pé de Laranja Lima pode ser lido tanto por crianças como por adultos. É um ótimo livro para ler na época de Natal.
O livro nos mostra que devemos deixar que as crianças sejam crianças o máximo que der, porque quando elas compreendem os sofrimentos dos adultos, parte da diversão acaba.
A história é simples e cativante. Nota: 4/5

Laís Bechara

Existem várias adaptações do livro para o cinema e televisão. Abaixo você irá encontrar os filmes de 1970 e 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário