terça-feira, 29 de novembro de 2016

Uma História Meio Que Engraçada - Ned Vizzini (2007)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Leya, 327 páginas.
Edição de 2015.


oVoPkMW.png



“Depressão, problemas com uso de substâncias e taxas de suicídio estão em alta.” (Jairo Bouer - Estadão)

Craig Gilner é um adolescente que está cursando o Ensino Médio em uma das melhores escolas de Manhattan: a Executive Pre-Professional High School, que prometia proporcionar um futuro brilhante para seus estudantes. Ele se dedicou durante um ano, estudando e fazendo simulados para conseguir ser aprovado na prova de seleção da escola. Mas as coisas não aconteceram como ele imaginava. A Executive Pre-Professional era bem puxada e a nota que ele tirava não era o suficiente para ele entrar em uma boa universidade futuramente. Essa pressão estudantil resultou em depressão.
As coisas estavam indo mal, e Craig colocou na cabeça que queria deixar tudo, que a solução para seus problemas seria se matar. Quando percebe que realmente não daria mais para continuar, ele resolve se internar em um hospital. Craig acaba tendo que ir para a ala dos adultos, a Seis Norte, onde ele vai encontrar com outros pacientes super interessantes e terá tempo para pensar na vida e tentar voltar para o mundo lá fora.
Ned Vizzini passou cinco dias no setor de pacientes psiquiátricos adultos de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2004.

Achei muito legal a forma como o autor abordou um assunto delicado de uma forma divertida, emocionante e leve. Nós somos muito pressionados pelo mundo à nossa volta e, às vezes, podemos nos sentir no fundo do poço e tem gente que vai achar que é frescura, criticar e desprezar nosso sentimento de que tudo está dando errado.
Vários livros YA (livros para jovens adultos - young adult) estão tratando de assuntos como esse, o que é muito legal. Nem todo mundo consegue falar sobre problemas mais graves de maneira divertida e encantadora. Nota: 4/5.

Existe um filme baseado nessa história que se chama Se Enlouquecer, Não se Apaixone que é muito fofo, assisti antes de saber que tinha um livro e tinha adorado. Segue o trailer versão dublada para quem tiver interesse:




Laís Bechara

Nenhum comentário:

Postar um comentário