segunda-feira, 24 de outubro de 2016

As Meninas - Lygia Fagundes Telles (1973)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Companhia Das Letras, 304 páginas
Edição de 2009.

91ci+xM2iEL.jpg



“O golpe militar de 31 de março de 1964 foi o mais longo período de interrupção democrática pelo qual passou o Brasil durante a República. Qualificado pela história como "os anos de chumbo", o período da ditadura foi marcado pela cassação de direitos civis, censura à imprensa, repressão violenta das manifestações populares, assassinatos e torturas.”
(Marcos Chagas, 2011)

Lorena, Lia e Ana Clara são três amigas que vivem em um pensionato na cidade de São Paulo. O ano é 1973 e o país sofre por causa da repressão política e das transformações sociais e morais.
A história é narrada por essas três meninas, para cada capítulo é dada uma voz diferente, sendo que às vezes só percebemos quem é a narradora depois de lermos umas cinco linhas. Além das meninas, algumas partes da história são narradas em terceira pessoa, nos deixando um pouco confusos quando ocorre a transição entre todos esses narradores.
Lorena é uma menina sensível e romântica. Uma menina virgem, mas nem por isso desconhece os prazeres sexuais. Ela diz namorar um homem casado e fica aguardando uma ligação dele para se encontrarem.
Lia é uma militante na luta contra a ditadura. Seu namorado, Miguel, foi preso e ela quer fazer de tudo para libertá-lo. Filha de um casamento entre uma baiana e um alemão, ela nunca vai deixar de mostrar sua insatisfação pela situação que o Brasil está passando.
Ana Clara, menina de muita beleza, é uma drogada que deseja se casar com um rico para melhorar de vida. Ela tem um amante, Max, com quem fuma e para quem fica contando seus desejos de mulher rica.
A história vai mostrar a vida dessas três jovens universitárias em um tempo cronológico muito curto, apenas dois dias.
Apesar das três serem muito diferentes uma das outras, elas são ligadas pela amizade e Lorena é o centro, a que mantém o grupo unido.
No auge da ditadura militar no Brasil, Lygia Fagundes Telles aborda em As Meninas temas como sexo, drogas e tortura numa época em que o assunto era rigorosamente proibido (no capítulo 6, Lia irá ler para uma das freiras do pensionato um trecho de um depoimento de um homem que foi preso e torturado).
O livro foi premiado com o Prêmio Jabuti, em 1974.
Lygia Fagundes Telles foi indicada para concorrer ao Nobel de 2016.
A Companhia das Letras deu início à reedição das obras completas de Lygia Fagundes Telles em 2009.

Achei incrível a forma como Lygia Fagundes Telles usou a vida de três jovens universitárias para denunciar as coisas horríveis que aconteceram no Brasil durante a ditadura militar. Sua escrita em As Meninas pode confundir um pouco o leitor, mas a história não perde o encanto por causa disso. O final é emocionante, aliás, o livro inteiro. Vale a pena ler esse livro! Nota: 5/5

Laís Bechara

Não deixem de assistir ao vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário