segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pearl Harbor - Randall Wallace (2001)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Ediouro, 347 páginas




Pearl Harbor, Havaí, 1941.
Essa obra conta a história de dois melhores amigos que viviam no Tennessee e sonhavam desde crianças em serem os melhores pilotos de aviões de guerra, principalmente os caças, aeronaves ágeis concebidas para combate contra outros aviões, sem uso de bombas. Sempre criavam manobras e estratégias de pilotagem e fingiam que eram grandes pilotos.
Após atingirem a maioridade, esses dois amigos, Rafe McCawley e Danny Walker, vão correndo para uma base militar para se alistarem no Exército e tornar real o sonho de ambos, e lá conhecem Evelyn Stewart, uma enfermeira muito competente. Logo, Rafe e Evelyn se apaixonam e essa história de amor e amizade verdadeira vai se desenrolar nos cenários americanos marcados pela Segunda Guerra Mundial, principalmente na base militar de Pearl Harbor. Após uma tragédia, Evelyn e Danny começam a se aproximar e se apaixonam, colocando em conflito os sentimentos dos amigos pilotos e de Evelyn.
Apesar da obra se tratar de um romance, dá para perceber que muitas vezes a história de amor e amizade é deixada em segundo plano pelo autor, para contar a história dos ataques dos japoneses à base militar havaiana. Pearl Harbor era uma base que possuía a maioria dos armamentos de guerra americano, e ficava à beira-mar, um lugar paradisíaco e muito calmo, mesmo sendo uma área cheia de militares.
Até que na manhã tranquila e ensolarada do domingo de 7 de dezembro do ano de 1941, o céu escurece repentinamente com a chegada-surpresa dos aviões japoneses na área, causando tragédias e destroços através de bombardeios, mudando para sempre a história americana. Os Estados Unidos estava neutro em relação à Segunda Guerra Mundial até esse dia.
Na obra, podemos ver os pontos de vista de muitos personagens além de Rafe, Danny e Evelyn, por exemplo: o presidente Roosevelt, o capitão da inteligência naval americana Jesse Thurman e até mesmo o japonês Yamamoto que liderou os ataques à base. Uma obra emocionante, que mostra de forma simples e impressionante o caos e os horrores impactantes da guerra, mas nunca deixando de mostrar, através do triângulo amoroso e das grandes amizades, que nunca se deve deixar de ter esperança e de acreditar nos sonhos, principalmente em situações em que as pessoas começam a deixar de acreditar que as coisas podem melhorar.
Me emocionei muito com o livro, principalmente com o resultado dos ataques e os desastres. A leitura é fácil, simples e rica em detalhes sobre a história de Pearl Harbor. E, apesar de alguns personagens não serem reais, o autor conseguiu os encaixar muito bem na história real, facilitando muito para contá-la sem deixar de mostrar o contraste dos sentimentos das pessoas, sejam eles bons ou ruins. Foi muito, muito bom ler.
    Nota: ⅘
Luiza Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário