segunda-feira, 25 de abril de 2016

O Barbeiro de Vila Rica - Fuad F. Yazbeck (2014)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Record, 350 páginas



o-barbeiro-de-vila-rica-1442065705.184x273.jpg



A maioria de nós conhece a história da Inconfidência Mineira. Se não sabe os detalhes, já ouviu falar. Caso não se lembrem, é por causa desse evento que no último fim de semana muitas pessoas estavam tomando um sol na praia, viajando, relaxando, fazendo as coisas que gostam de fazer, mas não têm tempo durante a semana. Obrigada ao Tiradentes e ao seu enforcamento. É sobre isso que a resenha de hoje irá tratar, sobre uma pessoa consagrada por muitos como o herói de Minas Gerais.
Apesar de termos Tiradentes como personagem de um livro que fala da Inconfidência Mineira, óbvio, o protagonista é outro. Fuad F. Yazbeck vai contar a história de Alexandre, nascido em Portugal em 1755 no Dia de Todos os Santos, durante o famoso (ou não) terremoto em Lisboa que destruiu a cidade. Para reconstruir Lisboa, Portugal vai precisar da ajuda da sua rica colônia, o Brasil, mais especificamente, Minas Gerais, estado rico, graças a suas minas de ouro.
Alcina, mãe de Alexandre, ao ver quanto recurso o Brasil oferecia e querendo encontrar o marido que lá vivia há muito tempo, resolveu, dois anos depois da tragédia em Lisboa, pegar Alexandre e encarar uma viagem de vários dias até o Rio de Janeiro. Porém, um evento não muito agradável vai levar Alcina e o filho para Vila Rica, atual Ouro Preto, onde ela começa a trabalhar como parteira, profissão que já efetuava em Portugal e, “modéstia à parte”, com excelência.
Alexandre cresce e começa com os ofícios de barbeiro. Um dia, andando pela rua com sua maleta que continha seu material de trabalho, ele encontra um homem que deseja fazer a barba com ele; este homem era Tiradentes.
Durante seu trabalho nas barbas e cabelos de Tirandentes, Alexandre é convidado para tornar seu aprendiz, aprendendo a tirar os dentes das pessoas e tratar algumas doenças, fazendo com que o relacionamento dos dois virasse amizade e cumplicidade. É a partir daí que começamos a ver os ideais de liberdade de Tiradentes e a história da Inconfidência que inclui nomes como Claudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto. Para eles, com a riqueza que o nosso país tinha, era possível ser independente de Portugal que só queria explorar e explorar o Brasil.
A narrativa de O Barbeiro de Vila Rica é dividida em três partes e cada parte um narrador distinto. Na primeira parte, quem conta a história é Alcina, mãe de Alexandre. Na segunda, o próprio Alexandre. Na terceira, o autor do livro, Fuad F. Yazbeck.


“Essa é uma história habitada menos por heróis épicos e mais por seres humanos em carne e osso que. com suas coragens entremeadas por medos e dúvidas, suas óbvias fragilidades intercaladas por virtudes inesperadas, seus sonhos de futuro grandioso permeados por traições e interesses imediatos às vezes mesquinhos., vão construindo o enredo de um episódio profundamente transformador na História do Brasil.” (Prefácio por Laurentino Gomes)


Laís - Vou me confessar agora. Sou ouropretana de nascimento e coração e sabia pouquíssimo sobre a Inconfidência Mineira. Esse livro me levou a pesquisar e procurar mais sobre o assunto.
Foi um turbilhão de informações e, por isso, levei um pouco mais de tempo para ler. Ouro Preto significava para mim, mais do que tudo, a minha própria história. Com O Barbeiro de Vila Rica, fui transportada para uma outra época para descobrir outras coisas que ali aconteceram.
Aprendi sobre o terremoto em Lisboa, assunto do qual nunca tinha ouvido falar e agora sei que em Lisboa até existe um museu sobre a tragédia, o Lisboa Story Centre.
Um livro como esse é, na minha opinião, um ótimo recurso para ser usado nas aulas de história.
Hoje eu tenho mais um motivo para visitar outra vez o Museu da Inconfidência que vai clarear mais ainda o cenário desse livro dentro da minha cabeça, além de outros lugares que fizeram parte da história da Inconfidência Mineira e de Ouro Preto.
Eu adorei toda a leitura, só não dou nota 5, porque algumas vezes eu ficava cansada pela quantidade de coisas novas que eu estava aprendendo. Nota ⅘


Luiza - A Inconfidência Mineira, apesar de ser um momento histórico brasileiro ocorrido há centenas de anos, possui ideais que ainda permanecem muito atuais devido aos problemas que o governo e a sociedade ainda enfrentam nos dias de hoje. Os discursos de liberdade de direitos, o desenvolvimento da sociedade através da educação pra tomar consciência dos abusos que ainda sofremos de políticos são partes dos nossos dias no Brasil.
Cada personagem, homens e mulheres desse livro são de personalidades fortes, você vê seu íntimo além do que se aprende nas escolas. Alcina é a personagem que me trouxe mais admiração, apesar de não ser um personagem real. É uma mulher forte que enfrenta de cabeça erguida todos os obstáculos e possui mente aberta.
Sou de Ouro Preto, então foi muito, muito bom ler um livro em que conheço bem o ambiente, foi como viajar no tempo e ver como era a cidade que tanto amo antes e depois da Inconfidência Mineira com seus personagens e cenários. Aprendi muito mais coisas sobre esse momento histórico, e através de narração é mais fácil e simples de entender, aprender e guardar a memória os detalhes do que aconteceu. Já achava Ouro Preto fantástica, agora acho ainda mais que antes. Nota: ⅘

4 comentários:

  1. Queridas Lais e Luiza.Estou amando suas resenhas.Dou nota 10 para elasrsO meu interesse aumentou mais quando vi q o livro era de Fuad.Que interessante! Frequentei tanto tempo a casa dele pois Lourdinha irmã dele era aniga de fé.Convivi com Fuad, Samir e Munir.Uma familia maravilhosa e acolhedora! E agora vem esse livro sobre Vila Rica, sua história e são temas muito interessantes para nós mineiras.A resenha fez com que aumentasse o interesse por desvendar um pouco essa interessante história.Abraço agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih não corrigi e saiu muitas vezes a palavra interessante....rsrs

      Excluir
    2. Ih não corrigi e saiu muitas vezes a palavra interessante....rsrs

      Excluir
  2. Nossa, que legal!!! Ainda tem contato com ele? Em Ouro Preto te dou um de presente. Como conhecedora do autor, merece um exemplar hehe

    ResponderExcluir