sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway (1952)

Livro escolhido para leitura: Editora Bertrand 126 páginas





Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, Illinois, em 1899. Ele começou sua carreira de escritor como réporter do The Kansas City Star, jornal fundado em 1880 em Kansas, Missouri. Nos anos 30, o autor se mudou para Cuba, onde teve experiências com a pesca que lhe ofereceu base para o livro O Velho e o Mar. Ele cometeu suicídio em 1961 em Ketchum, Idaho.


O Velho e o Mar é a história de uma batalha épica entre um pescador, Santiago, e um peixe.
Santiago é um velho viúvo que não tem mais ninguém no mundo, exceto seu jovem amigo, Manolin, que garante que Santiago tenha alimentos, cobertores e descanso. Ele tem uma grande devoção pelo velho, mostrando-lhe seu valor como pessoa e pescador.
Depois de 84 dias indo para o mar e voltando de mãos vazias, Santiago vai se aventurar na Corrente do Golfo atrás de sua tão desejada pescaria. Ele prepara todo o seu material de pesca dentro do mar e, depois de algum tempo esperando, um grande peixe, de aproximadamente 5 metros, pega a isca do pescador. Porém, esse peixe vai oferecer muita resistência e levar Santiago mar adentro numa batalha inesquecível. Durante a tentativa de agarrar seu peixe e sofrendo com o sol escaldante, a fome e a sede, Santiago trará para os leitores reflexões, como o lugar que nós humanos temos nesse mundo, e o sentimento de igualdade que o pescador tem por seu adversário.
O Velho e o Mar foi a última grande obra de ficção de Hemingway a ser publicada ainda durante a sua vida, sendo uma das suas obras mais famosas. A história de Santiago ganhou o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.


Um livro ambientado em alto-mar e que me trouxe o cheiro de água salgada, a vista da lua refletindo na água, um céu cheio de estrelas durante a noite e um sol escaldante durante o dia. Me deixou cansada como Santiago ficou. Me fez pensar no quanto aquela pescaria pura de antigamente é bela e respeitosa, e como nossa posição de humanos não é nada superior, mas muitas vezes não temos consciência disso. Se a gente visse o mundo da forma como Santiago vê, ele com certeza seria um lugar melhor.


Gostaria de agradecer minha amiga, Ivana, pela conversa sobre o livro que esclareceu as minhas ideias sobre a obra. Gostaria de agradecê-la também pela revisão do meu texto. Valeu, Ti!!!


Nota 5/5

Laís Bechara

Nenhum comentário:

Postar um comentário