terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Parque dos Dinossauros - Michael Crichton (1991)


Livro escolhido para a leitura do blog - Editora Best Seller

o-parque-dos-dinossauros11.jpg



Resumo do livro:

Em uma ilha da Costa Rica, uma atração inusitada está sendo construída pelo milionário e ambicioso John Hammond. Trata-se, como o próprio título do livro já diz, de um parque de dinossauros.
Após a finalização da construção, depois de cinco anos de planejamentos e obras, Donald Gennaro, advogado e com participação na InGen, empresa de bioengenharia de Hammond, ouve rumores de que há animais fugindo da ilha do parque. Nervoso com essa situação, ele obriga John Hammond a trazer especialistas para avaliarem se o local era seguro o suficiente para os visitantes. Os convidados são o famoso paleantólogo Alan Grant, a bióloga Ellie Sattler, e o grande matemático, Ian Malcolm. Ao mesmo tempo e contra a vontade de Gennaro, Hammond tinha mandado trazer também os próprios netos para conhecer sua nova atração, o casal de irmãos pequenos Alex e Tim Murphy, com o intuito de mostrar a todos a tamanha certeza de que está tudo sob controle.
Ao chegarem na Isla Nublar, os visitantes ficam fascinados e chocados com o que veêm: dinossauros de verdade e de tamanho real, criados através de manipulação dos DNAs extraídos das resinas jurássicas, andando pelo parque.
Apesar da convicção de Hammond e do geneticista da reserva de dinossauros, Dr. Wu, de que os animais e a tecnologia aplicada no parque para as criações e o controle desses são totalmente seguras, Ian Malcolm tem opinião completamente oposta, alegando que a teoria do caos, da qual é especialista, é muito bem aplicável a esse maior parque temático do mundo, concluindo que o lugar está fadado ao desastre.
É, então, iniciada a visitação do parque pelo grupo convidado, acompanhados pessoalmente pelo publicitário da reserva, Ed Regis, através de carros que são controlados através da sala de controle, quando de repente cai a energia e todo o sistema de segurança é desligado. À partir daí e dos acontecimentos que se seguem, Grant e, principalmente, Malcolm com sua teoria do caos estão convencidos de que o parque não foi avaliado corretamente pelos funcionários e que as coisas podem ainda piorar, e muito.

Nossas opiniões como leitoras:

Laís - Eu adorei o livro, pareceu que eu estava vendo o filme do Spielberg de novo, porém, com mais detalhes e dados científicos. Foi um livro que conseguiu me transportar por inteiro, eu me sentia dentro do parque, vendo as mesmas coisas que os personagens, e eu ouvia a voz deles com muita clareza. No fim, deu uma vontade de aprender mais sobre dinossauros e saber mais sobre paleantologia. Me surpreendi com a matemática, não sabia que ela poderia ser aplicada ao parque. Como os meus professores do colégio costumavam dizer, ela é, realmente, muito bonita. Não gostei muito da personagem Lex, ela me irritava sempre, eu queria brigar com ela toda hora. O fim me deixou surpresa, mas a sinopse de Mundo Perdido, continuação do livro Jurassic Park, me mostrou que mais surpresas ainda estão por vir. Nota: 5/5 (wish list)

Luíza - Durante toda a leitura do livro, fiquei muito animada e eletrizada, pois dá a sensação de que está vendo o filme Jurassic Park mentalmente, só que com muito mais riqueza de detalhes, informações, além das falas geniais de Ian Malcolm. Meus interesses pela teoria do caos, pelos dinossauros e pela genética ficaram maiores, foram surpreendentes as reações que tive ao ler essa obra fantástica, pois, além de ser uma leitura fácil e muito agradável, é muito mais interessante e cheia de surpresas do que ver os filmes produzidos baseados nesse livro. Nota: 5/5 =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário