domingo, 26 de julho de 2015

Fahrenheit 451 - Ray Bradbury (1953)


Livro escolhido para a leitura do blog - Editora Biblioteca Azul

Fahrenheit-451.jpg



Fahrenheit 451 é a temperatura em que um livro queima por inteiro.

Resumo do livro:

Essa distopia de Ray Bradbury conta a história de uma sociedade que acredita que os livros são muito nocivos à saúde mental e espiritual das pessoas por possuírem palavras vazias que não acrescentam nada em suas vidas. Por esse motivo, se alguém possui livros no próprio lar, essa pessoa é considerada uma criminosa e todos os seus bens literários são queimados por bombeiros para acabar com as inquietações nas mentes dos cidadãos. Bombeiros… profissão que no passado tinha como objetivo apagar o fogo e não causar os incêndios.
O único meio permitido de transmissão de ideias aos cidadãos dessa sociedade criada por Ray Bradbury são as televisões e os rádios, e os apresentadores de programas são chamados pelos espectadores de “família” para mostrar a importância e efeito que os programas tinha sobre a sociedade.
A história gira em torno da vida de Guy Montag, um jovem bombeiro que começa a questionar o conteúdo dos livros e a origem de sua carreira. Essas questões, criadas após ele conhecer uma adolescente, Clarisse McClellan, vão dar uma maior densidade ao livro, criando diálogos com argumentos muito interessantes sobre o papel do livro na sociedade.
    Na nossa opinião como leitoras, o livro, apesar de possuir uma ideia excelente de história, tem um desenvolvimento lento e a narrativa não nos segurou muito na leitura. Porém, em algumas partes do livro, os diálogos entre os personagens são bastante interessantes e têm um certo nível de profundidade, mas são expostas algumas questões de uma forma que nos impede um pouco de tirarmos nossas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário