terça-feira, 16 de junho de 2015

Revolução dos Bichos - George Orwell (1945)


Livro escolhido para a leitura do blog - Editora Companhia das Letras


revolucao_bichos1.jpg



Resumo:


O livro é uma crítica à história da Revolução Russa. Ele conta sobre o surgimento e desenvolvimento do comunismo soviético por meio de uma fábula. George Orwell utiliza animais para alegorizar a ascensão ao poder de Joseph Stalin.
Em uma fazenda de Willingdon, Inglaterra, mais conhecida como Granja do Solar, os animais, revoltados com os tratamentos que recebem de seu dono Sr. Jones, resolvem fazer uma revolução para dominar a granja. Eles expulsam os humanos e começam uma sociedade em que todos os animais seriam iguais e teriam boas condições de vida. A fazenda passa a ser chamada de Granja dos Animais.
Quando Sr. Jones volta com alguns amigos para tentar recuperar a fazenda, ele é recebido com um grande ataque que os animais já haviam planejado e é, novamente, botado para fora de sua (ex-)propriedade. Essa batalha entre os humanos e os animais fica conhecida como Batalha do Estábulo.
Com o passar do tempo, os porcos Bola-de-Neve e Napoleão, considerados os animais mais inteligentes, começam, cada vez mais, a tomarem frente do futuro da Granja dos Animais e começam a lutar um com o outro pelo poder e tomadas de decisões. Porém, é Napoleão que consegue adquirir todo o poder para si e botar Bola-de-Neve para fora da Granja.
Inicialmente, a sociedade dos animais começa bem, há harmonia entre eles, possuem bastante comida e melhores condições de vida. Porém, Napoleão ainda não está satisfeito. Personagem baseado em Joseph Stalin, Napoleão começa a usar força militar para intimidar os outros animais, fazê-los trabalhar cada vez mais e consolidar seu poder. Ele, na verdade, é o animal mais traiçoeiro da Granja e vai aos poucos se humanizando. Junto dos outros porcos, toma posse de todas as coisas que eram do Sr. Jones. Os animais, que não entendiam muito bem o que estava ocorrendo, aceitavam qualquer desculpa que o porco dava e acabavam sempre trabalhando mais e mais sob a supervisão dos porcos submissos à Napoleão. Quando questionavam, os animais eram hostilizados pelos rosnados dos cachorros criados pelos porcos.
As repressões e as manipulações são tantas que só depois de seis anos da revolução é que os animais da granja percebem, com grande surpresa, que os seus governantes porcos se humanizaram e se comportam como Sr. Jones ou pior.


Sobre o autor:

        George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido em 1903 na Índia. Quando jovem, o escritor se tornou socialista, mas nem por isso considerava a União Soviética uma representação positiva do socialismo, ele era bastante consciente das maldades do governo totalitário de Stalin. Ele também criticava o capitalismo e o consumismo, era um defensor da liberdade e um adversário da opressão comunista. Suas duas maiores obras são “A Revolução dos Bichos” e “1984”. Orwell morreu em 1950, na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário